O Super Guia

Abaixo um mapa com diversos POI (Points of Interest) aqui de Bangalore. Nós atualizamos este mapa sempre que descobrimos alguma coisa nova! Abaixo do mapa há um link que possibilita abrir a versão tela cheia no Google Maps.


Visualizar Lugares importantes em Bangalore em um mapa maior

Já recebemos várias solicitações de dicas sobre como é a cidade, como viver aqui, bla bla bla. Abaixo um resumo, com o tempo vou colocar mais informações em sub-páginas.

  • Onde morar? Casa ou apartamento?

Alugueis de apartamentos novos ou casas, dependendo do lugar e para padrão brasileiro, vão de 25 mil a 3 lahks (300 mil) rupias. Este é um pouco muito importante!!! Tente procurar um lugar perto de onde você vai trabablhar para facilitar um pouco as coisas.
Casas só em Villas (condomínios fechados), para sua família não ter que conviver muito com a realidade do lado de fora! O seu gasto com aluguel vai depender muito de quanta Índia você vai querer no seu dia-a-dia.

  • Condomínio/água

Depende muito das ammenities disponíveis, as vezes já podem estar inclusas no aluguel. Quando não, variam entre Rs. 1500 e Rs. 5000.

  • Carro e dirigindo

Carro aqui é mais barato que no Brasil, moto também, por volta de 25% a menos. O grande problema é dirigir, é aconselhável ter um motorista, pois se for você o motorista e encontrar/bater em alguém, o incomodo vai ser MONUMENTAL. O custo de um motorista bom varia de 7 – 11 mil rupias. O custo da gasolina é por volta de Rs. 62 e do diesel Rs. 45.
Outras maneiras como auto-rickshaw, andando e serviços de táxi podem ser conferidos na página sobre Locomoção em Bangalore.

  • Internet

Existem diversos provedores de internet como Airtel (melhor) com custo de Rs. 1500 para link de 512Kbps ilimitado (muito boa qualidade). Existem outros como BSNL, Reliance, que também podem ser avaliados. Preste atenção em valores muito baixos de mensalidade que são planos com horas ou então com limite de download/upload.

  • Televisão

Televisão aberta possui apenas 1 canal (do governo), você tem que ter TV por satélite. O custo da TataSky é de Rs. 1500 pelo conversor/antena e Rs. 2500 por ano (R$ 100 por ano). É uma merda, todos os filmes são censurados, e com propaganda no meio, inclusive a formula 1 tem propaganda no meio… mesmo assim… é melhor que nada! 😉

  • Luz

Mesmo valor que no Brasil, talvez uns 10% a menos. Eu utilizo o serviço de pagamento eletrônico do governo, chamado BangaloreOne. Este serviço permite pagar várias contas do governo com cartão de crédito internacional.

  • Comprando Roupas

Roupas de marca para esportes são mais ou menos 30% mais baratas, alias, todas as roupas de marca são mais baratas que no Brasl! Camisas pólo da lacoste por Rs. 1200, bermudas, camisetas etc da adidas, nike, reebok por volta de Rs. 1300. Aquela marca Tommy, que é bem cara no Brasil, aqui tem várias coisas “dadinhas”. Como só dá pra comprar roupa de marca, esta “conta” no budget aumenta um pouco, pois roupa sem marca do Brasil é de ótima qualidade e com o preço menor que aqui. A principal promoção do ano é em agosto (não é um mês auspicious para compras) e setembro (comemoração da independência da Índia).

  • Restaurante e comendo fora

É semelhante a São Paulo, tem para todos os gostos e preços. Jantamos em um restaurante chinês perto de casa, a comida estava perfeita, muito boa mesmo, a conta saiu por Rs. 1010. Você pode ir no Hard Rock Café e gastar umas Rs. 3000 para comer hamburgers e tomar cervjeas. E para ir a um brunch em um hotel bom vai gastar umas Rs. 2500 por pessoa. Você encontra grande variedade de restaurantes… é uma cidade bem grande. Tudo aqui fecha as 23 horas, então nunca dá tempo para beber muita cerveja! 😉 Depois vou colocar uma página específica para isto.

  • Comprando Comida

Existe apenas um fornecedor de carne de boi em toda a cidade (confiável). Têm hamburgeres diversos, carne de vaca apenas um tipo de corte (custando uns R$ 17/kilo). Tem frango, linguiça etc. As outras comidas você também encontra, mas como não existe hipermercado de verdade mesmo (no estilo Brasil). Existem alguns supermercados que são grandes. O METRO é tipo o Macro no Brasil, a empresa que você trabalha tem que associar a pessoa em questão ao METRO. O SPAR é uma rede norueguesa ou alguma coisa assim, com mercado em 40 países, lá tem tudo e com MUITA qualidade, só não tem carne de boi. Os produtos indianos não atendem muito bem o paladar brasileiro, não por questão de pimenta ou tempero, por questão de qualidade mesmo! Grande parte dos produtos que você vai comprar são importados, então a sua conta de supermercado vai aumentar de 20% – 30%, e você vai ter que ir em 2 lugares diferentes para fazer as compras.
Depois vou colocar um mapa e uma lista dos lugares legais para comprar comida!

  • Como se vestir

Homem pode se vestir do jeito que quiser, camisas sem mangas não são aconselhadas. E mulher depende muito da cor da pele, se a mulher for muito branca e com cabelo preto (ou com luzes), é pior que com cabelo loiro. Pouca roupa aqui, nenhuma mulher usa! Dependendo das feições/cor/sex appeal da mulher, o assédio é maior/menor, mas sempre existente.
Mulher não pode sorrir nunca na rua quando estiver desacompanhada (isso significa que ela está afim), não deve usar blusinha de alça, shorts, saias curtas (curta = que mostra qualquer parte da perna),
calças “da gang”, camiseta baby look…. Acho que é mais fácil falar o que pode usar: camisa manga comprida, camisa manga curta, camiseta com manga curta, calça e roupas modelo indiano.

Mulher vai receber pressão de qualquer jeito, se for andar de rickshaw eu aconselho levar spray de pimenta (tem que comprar no Brasil) ou então uma pedra pesada na bolsa (dica de uma brasileira que está aqui).

Se alguém quiser adicionar alguma coisa… é só falar! Depois que escrever mais…

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 7.0/10 (3 votes cast)
O Super Guia, 7.0 out of 10 based on 3 ratings

21 ideias sobre “O Super Guia”

  1. Oi Chico e Carol

    Achei o blog pesquisando a cidade de Bangalore.

    Gostaria de conhecer um pouco mais da experiencia de vocês ai.

    E até os motivos de vocês estarem ai.

    Parabens pelo blog.

    Abraços,

    João

  2. Oi Chico e Carol achei seu blog pesquisando sobre “como se faz uma ligação para a India”.
    Eu amei viu, eu tenho um amigo no meu orkut
    ele é daí da India Punrab coisa assim o nome do lugar
    Eu gostaria muito de ligar para ele mas não sei
    meu sonho é conhecer a India admiro muito esse País.
    É muito caro ir para India??!! rsrsrsrs
    para mim com certeza amigo !!! pois não tenho grana rsrsrsrs
    Manda foto para mim , novidades tudo sobre a India certo??!!!
    ficarei muito feliz.
    Meu sonho é conhecer meu amigo ele se Chama Dr.Rahul
    Um grande abraço em vcs tudo de bom
    Sou aqui do nordeste Maranhão
    ta muito calor aqui. beijooo

  3. Chico – legal vc estar disponibilizando informações sobre Bangalore.
    Estarei indo para aí em final de março ou início de abril.
    Minhas preocupações principais:
    clima
    tipo de roupa
    onde hospedar barato, seguro e limpo
    onde há Banco do Brail
    se há dificuldade para sacar dinheiro no BB daí, tendo cartão visa.
    Obrigada
    Delva

    1. Roupa: homem pode usar qualquer coisa, mulher eu aconselho se tapar um pouco mais (calça);
      Clima: agora deve estar fresco… fica mais quente e seco entre abril e setembro;
      Hospedagem: barato, seguro e limpo eu não sei se existe… boa sorte! Dá uma procurada no tripadvisor.com
      Não tem Banco do Brasil lá, mas você pode sacar em literalmente qualquer caixa rápido que tenha a bandeira Visa Plus.

      Ah… cancelei os comentários que colocaste no Mural.

  4. Se ainda em Bangalore, Julho de 2013, gostaria de convidar a voces e todos os brasileiros a visitarem o Showroom da Streisand Art no #382 – 100 Feet Road em Indiranagar – onde costumo estar entre as atividades da Streisand Foundation (India) onde sou voluntaria ha 4 anos. A partir de setembro lancaremos um Fund Raising para a Fundacao e vender nossas pinturas de altissimo padrao e qualidade por precos muito abaixo do valor de assinatura. Agradeceria MUITO se puderem divulgar entre a comunidade brasileira em Bangalore. Gratissima, Leda Garcia da Eira

  5. Olá pessoal!!!
    Estou planejando uma viagem para India e já li sobre o clima em vários sites mas gostaria de tirar uma duvida com voces que moram no país. Infelizmente o único mês que consegui foi julho e eu sei que é mês das monções de verão, é realmente não aconselhável viajar para índia neste período ou dá pra fazer tudo normalmente podendo pegar chuva de vez em quando?
    Obrigado

  6. Oi Victor
    apesar da pergunta nao ter vindo para mim, recebi este link e assim, se me permite, estou em Bangalore, e te informo que as moncoes ja passaram. Temos tido alguma chuva, mas leve, esqueci o nome em portugues, mas nada comparado as chuvas das moncoes, especialmente se for ao Sul – se quiser entrar no site de um dos nossos projetos (The Streisand Foundation India) – va no TripAdvisor ou Facebook do Mantra Surf Club ou Surfing India – http://www.surfingindia.net – onde podera ver o mapa das chuvas. Abraco, bem vindo, Leda – Voluntaria – http://foundation.streisands.com/

Experiências de Chico e Carol em Bangalore